20/11/2020

Solenidade de Cristo Rei do Universo

Com a solenidade de Cristo Rei do Universo – que celebramos no dia 22 de novembro – a Igreja chega, enfim, ao término de mais um ano litúrgico, para recomeçar através do Advento em preparação para o Natal.

Neste domingo, todos são chamados a reconhecer o reinado de Cristo sobre o mundo!

Foi o Papa Pio XI que estabeleceu a Solenidade na primeira encíclica de seu pontificado, no ano 1925.

"Baldado era esperar paz duradoura entre os povos - ditava o Papa -, enquanto os indivíduos e as nações se recusassem a reconhecer e proclamar a Soberania de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Proclamar o reinado de Nosso Senhor sobre todos os povos e nações se faz mais do que necessário. Visto que, muitos homens têm desejado afastar Jesus de seus corações, negando a Deus e a sua verdade. Não à toa, Jesus só reina nos corações dos “pobres de espírito”. Deus não pode reinar em um coração soberbo, apegado as riquezas deste mundo pois, lá não há espaço para Ele. O Senhor reina somente nos mansos, nos pacíficos, nos construtores da paz, nos puros de espírito, nos misericordiosos, nos que sabem perdoar, enxugar as lágrimas dos irmãos, dos aflitos, dos que têm sede e fome de justiça, dos que são perseguidos por causa dEle.

O homem não deve ocupar o Trono que a Deus pertence. Jesus é o nosso Rei, é a Verdade que ilumina as nossas trevas, é Aquele que nos salvou das amarras de todo o pecado.

Portanto, vivamos na certeza de que: o reinado de Jesus cresce entre nós à medida que nos esforçamos para viver o que Ele ensinou com sua palavra e testemunho de vida!

Viva Cristo! Rei do Universo!