25/07/2019

São Tiago Apóstolo

São Tiago Maior, cuja festa a Igreja hoje comemora, foi irmão de São João, o discípulo amado. Os dois irmãos estavam na margem do lago de Genesaré, quando Jesus os chamou. A resposta foi pronta e total: “eles abandonando o barco e seu pai, o seguiram”. 

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a transfiguração do Senhor no Monte Tabor, a pesca milagrosa e a oração de Jesus no Jardim do Getsêmani.

São Crisóstomo disse que ele foi o apóstolo mais ousado e corajoso.

A última vez que São Tiago aparece nas Sagradas Escrituras é em Atos 12, 1-2, onde se noticia seu martírio. O texto diz que Herodes Agripa, filho de Herodes, o grande (aquele que mandou matar os bebês inocentes em Belém), rei da região sul de Israel chamada Judéia, “Mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu perto do ano 44, na cidade de Jerusalém. Esta é a única morte de um dos 12 Apóstolos a ser narrada na Bíblia

O apóstolo Tiago é conhecido também por ter preparado o caminho para que a Virgem Maria fosse reconhecida como um “Pilar” da Igreja.

O Papa Francisco, em fevereiro de 2014, ao refletir sobre os conflitos armados, assinalou que São Tiago nos dá um conselho simples: “Aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês”.

Que São Tiago e Nossa Senhora do Pilar intercedam por nós do alto do Céu e nos alcancem a graça de sermos perseverantes no cumprimento dos nossos deveres de cristãos e almas dispostas a tudo entregar para lucrar Cristo.

São Tiago Apóstolo, rogai por nós!