26/06/2020

São Pedro e São Paulo Apóstolos

Hoje a Igreja se veste de vermelho para celebrar com grande alegria o dia de São Pedro e São Paulo, esses dois grandes Apóstolos, que ganham destaque sendo sua liturgia celebrada ao domingo.

Primeiramente, destaca que, Pedro e Paulo, chamavam-se Simão e Saulo, respectivamente, porém seus nomes foram mudados por ganharem uma missão especial.

Na história da Sagrada Escritura, Deus altera o nome daqueles que têm uma importância significativa em Seus planos, podemos perceber com Abrão para Abraão (Gn 17, 5), Sarai para Sara (Gn 17, 15), Jacó para Israel (Gn 32, 28) etc.

Simão, filho de Jonas (Mt 16, 17), foi por Jesus chamado de Kephas (Cefas) que quer dizer Pedra, sendo ele, a pedra fundamental que foi erguida a Igreja de Cristo (Mt 16, 18).

Saulo, perseguidor da Igreja (At 26, 1-2), teve um encontro pessoal com Jesus Cristo a caminho de Damasco, esse encontrou mudou a sua vida de Saulo, de perseguidor dos cristãos para o Arauto da Graça e evangelizador dos gentios, passando a se chamar Paulo (At 13, 9).

Nos ensina Santo Agostinho sobre o porquê de celebrarmos juntos esses Apóstolos:

"Num dó dia celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebremos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos."

Conta-se a tradição que tanto São Pedro e São Paulo teriam recebido o martírio na cidade de Roma, com Pedro escolhendo ser crucificado de cabeça para baixo, pois não aceitava uma morte igual a de seu Mestre, e Paulo sendo decapitado.

A morte dos Apóstolos em Roma reforça a escolha de Deus para que a sede de sua Igreja fosse em Roma, tanto que a Cidade do Vaticano, morada do Papa, sucessor de Pedro, fica dentro da cidade de Roma.

Por isso, peçamos a intercessão de São Pedro e São Paulo, para que nos ensinem a ter um ardente zelo e amor por Jesus Cristo e sua Igreja.

 

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!