26/04/2019

São Luis Maria Grignion de Monfort

São Luís nasceu na França, dia 31 de janeiro de 1673. Veio de uma família muito numerosa, sendo o mais velho de 17 irmãos. Este grande santo foi batizado logo depois do seu nascimento, recebendo o nome de Luís. Ao receber o Crisma, acrescentou o nome de Maria. Algum tempo depois, abandonou o nome da família e passou a se chamar Luís Maria Montfort.

Sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e percorrer o caminho dos estudos e o fez para dedicar-se à evangelização dos povos estrangeiros, socorrer os pobres e proclamar o Reino de Jesus Cristo por Maria.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres.

Como bom escravo da Virgem Santíssima fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Virgem Maria.

Do papa Clemente XI obteve o título de Missionário Apostólico e percorreu a França anunciando aos pobres o mistério da Sabedoria e o amor de Cristo Encarnado e Crucificado. Estabeleceu em todas as partes a prática do Santo Rosário e da Consagração a Cristo pelas mãos de Maria, como meio eficaz para viver fielmente a aliança do batismo.

Dia 28 de abril de 1716, em plena missão popular na pequena cidade de São Lourenço, Luís Maria é chamado por Deus à glória do céu. Sua atividade foi essencialmente missionária e assim foi todo o estilo de sua vida. Viveu pobre, e viveu para evangelizar aos pobres.

Em 1853, o papa Pio IX declarou seus escritos isentos de qualquer erro. Entre estes é universalmente conhecido. O Papa Leão XIII o declarou beato no dia 22de janeiro de 1888 e Pio XII o canonizou solenemente no dia 20 de julho de 1947. Além disso, no ano de 1996 o Papa João Paulo II inseriusua festa no calendárioromano universal. Assim, sua festa é comemorada no dia 28 de abril.

São Luís Maria Grignion de Monfort, rogai por nós!