15/10/2019

Santa Teresa D'Ávila: Doutora da Igreja

Hoje, celebramos a memória de Santa Teresa D’Ávila: doutora da Igreja. Esta grande santa é conhecida não somente pelo seu próprio caminho de santidade, mas por ensinar e aconselhar os fiéis sobre como agir para alcançar este caminho.

Santa Tersa ensina que a santidade não consiste em ter visões ou experimentar êxtases arrebatadores, nem deve ser buscada pelas consolações e que o caminho está em amar a Deus nas pequenas coisas do cotidiano, afinal “a oração não consiste em pensar muito, senão em amar muito.”

Disse sobre si mesma: “Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher, com a graça de Deus uma força; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência”.

Que por seu exemplo, possamos acolher o chamado da santidade que o Senhor nos faz, entendendo que somente através do amor a Deus conquistaremos o céu!

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós junto a Deus!

Rezemos juntos:

“Ó Deus, que pelo Espírito Santo fez Santa Teresa recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

“Nada te perturbe,
nada te assuste,
pois tudo passa,
só deus não muda.
com a paciência
tudo se alcança.
quem a deus tem,
nada lhe falta,
só deus basta.

Santa Teresa de Jesus.”