27/08/2019

Santa Mônica de Hipona

Hoje celebramos Santa Mônica de Hipona, mãe de Santa Agostinho.

Ela nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício, homem rude e violento. Por isso, foi motivo de muito sofrimento e orações de Santa Mônica.

Santa Mônica teve 3 filhos: Agostinho, Navigio e Perpétua, que se tornou religiosa. Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família.

Agostinho era o mais velho e lhe causou muitas tristezas. A dificuldade com Agostinho chegou a tal ponto que, para ensiná-lo que nossas ações neste mundo têm consequências, Mônica o proibiu de entrar em casa. Mas ela nunca deixou de rezar pela conversão do filho. Rezava também pela conversão do marido e de Navigio, sempre com muita perseverança e paciência, nunca desistiu de sua fé cristã.

Santa Mônica rezou anos pela conversão de seu marido e seus 2 filhos. Sua perseverança foi compensada com a felicidade de ver todos convertidos para Deus.

Ela rezou mais de 30 anos pela conversão de Santo Agostinho, sem desanimar. E suas orações foram ouvidas: Santo Agostinho se tornou Bispo e Doutor da Igreja. “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

Quando escreveu sobre sua mãe, ele disse: "ela foi o meu alicerce espiritual, que me conduziu em direção da fé verdadeira. Minha mãe foi a intermediária entre mim e Deus." E ainda: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Santa Mônica faleceu no ano 387, aos 56 anos. Santo Agostinho no seu famoso livro autobiográfico intitulado "Confissões" fez um monumento indelével à memória de Santa Mônica.

Foi canonizada pelo Papa Alexandre lll, por ter sido a responsável pela conversão de Santo Agostinho, ensinado a fé cristã, a moral e a mansidão e foi declarada Padroeira das Associações das Mães Cristãs.

Que a exemplo desta grande santa, sejamos fiéis e perseverantes na oração. Santa Mônica, interceda por nós para que tenhamos paciência e confiemos na vontade de Deus!

Santa Mônica, rogai por nós!