27/12/2020

Sagrada Família de Nazaré

Até mesmo Deus quis ter uma família, para tanto, escolheu a Imaculada Virgem Maria, como mãe amorosa, e o Castíssimo São José, como pai protetor. Deus quis viver com a Família de Nazaré!

A Sagrada Família é uma verdadeira escola para todo cristão. Foi em sua casa onde Cristo passou o maior tempo de sua vida, 30 anos, até a sua manifestação pública.

A simplicidade, humildade, ternura e amor dessa família santa é para nós como uma escola. Escola que nos ensinar a contemplar o Cristo em cada uma das nossas atividades cotidianas, a viver uma vida com sentido, onde o centro de todos os nossos movimentos interiores e exteriores é o próprio Jesus.

Que bom seria se em nossos lares, imitássemos os exemplos da Sagrada Família. Que bom seria, se percebêssemos a presença de Deus, que nunca nos abandona, em cada cômodo de nossas casas.

São João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família em 1994, recordou:

“A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do “evangelho da família”, mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja…

A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção”.

Que pela intercessão da Sagrada Família, nossos lares sejam lugar onde se planta e se colhe o amor e a santidade!

Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!