11/06/2019

Iconografia de Santo Antônio

As imagens sacras são representações artísticas que estão contidas sinais que nos proporciona a identificação de cada Santo e contar um pouco da sua história, na imagem de Santo Antônio podemos observar:

 

Menino Jesus nos braços: referência ao milagre relatado pelo conde Tiso aos confrades do Santo Antônio; o conde curioso ao ver o clarão que saia do quarto onde estava o Santo Antônio foi levado a espiar e deparou-se com uma belíssima cena, a virgem Maria entregando o Menino Jesus para Ele.

O Menino enlaçando seus bracinhos ao pescoço de Antônio conversando amigavelmente com Ele, percebendo que estava sendo observado procurou o conde e o fez jurar que contaria este fato somente após sua morte e assim foi feito.

 

O Livro: representa o Evangelho e a sabedoria de Antônio considerado Doutor da Igreja e extraordinário pregador que reunia multidões.

 

Hábito franciscano e tonsura (cabelo raspado no centro da cabeça): significa que é pertencente da Ordem dos Franciscanos que utilizam estas vestimentas e corte de cabelo tonsurado que representa o voto de castidade e renuncia das vaidades.

 

Cordão: é um cinto de corda e faz parte do hábito franciscano, com três nós que representam os votos de obediência, pobreza e castidade.

 

O Terço: representa a devoção a Nossa Senhora e homem de oração.

 

Lírio: representa sua castidade e pureza de coração, outro significado atribuído ao lírio, é flor da estação no qual Antônio subiu aos céus.

 

Posição dos pés: podemos observar na imagem que um pé está mais para frente que o outro, dando uma noção de movimento, no caminho em marcha, remetendo ao seu trabalho de missionário.

 

Este conjunto de representações servem para que ao olhar possamos identificar e relembrar as boas práticas e sacrifícios de Santo Antônio, reavivando a nossa Fé.

E que possamos praticar um pouco no nosso dia-a-dia.

 

 

Foto: José Lopes

 

Fontes:

Livro: Devocionário a Santo Antônio

http://franciscanos.org.br/?p=18125

http://www.arautos.org/lirio-santo-antonio-2