03/04/2019

Fidelidade do Dizimista

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus – que é providente- e um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.

É ato de fé, de esperança e de caridade. Através do dízimo, podemos nos encontrar com essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, que nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão e uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe.

Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.


Ademais, ao oferecer o Dízimo o cristão expressa a sua convicção de pertença a Deus, tanto de si mesmo como de tudo o que possui. Antes de ser partilha o Dízimo é ação de graças.

“Dízimo é um ato de fé e de ação de graças a Deus, que é sumamente bom e digno de ser amado. Essa experiência está enraizada na fé de nossos primeiros pais, como podemos ver a partir da Bíblia Sagrada, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento”, explicou Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

É importante entender que, por intermédio do dízimo, o cristão reconhece que deve devolver, retribuir a Deus uma parte dos bens que lhe são dados pelo mesmo Deus. Ao conseguirmos algo, é porque Deus quer e permite. Essa atitude deve levar cada um de nós a certeza de que fazemos parte de uma comunidade pela qual cada um de nós é responsável.

Evangelizar é dever de todo cristão e é uma tarefa árdua, ampla e difícil, que deve ser feita com muito amor. O Dízimo possibilita esta evangelização.

No Santuário, todo segundo domingo do mês é dedicado ao dízimo e nele há um plantão para quem desejar se inscrever como dizimista. Além disso, você pode se cadastrar na Secretária durante a semana!

Venha ser dizimista e ofertar sua gratidão e sua vida a Deus!