29/09/2020

Festa dos Santos Arcanjos

No dia 29 de setembro comemoramos a festa dos três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael, cujo os nomes foram revelados pela Sagrada Escritura.

A Palavra “Anjo” significa mensageiro. Os Anjos são mensageiros do plano divino ao homem, e além disso, eles também são nossos intercessores. Porém, os anjos são diferentes entre si e possuem funções diferentes, embora sejam todos mensageiros. Essas funções são divididas em hierarquias e organizadas em coros.

Os Arcanjos constituem uma hierarquia e são chamados para anunciar importantes missões e proteger, de maneira especial, pessoas que desempenham papel essencial na Igreja como o Papa, os bispos, sacerdotes e líderes leigos.

A Igreja Católica, conduzida pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção aos Santos Arcanjos. Nós, como Igreja, reconhecemos que os Anjos são uma grande dádiva concedida a humanidade por Deus e que seu auxílio nos auxilia a trilhar o caminho rumo a Salvação.

Cada Arcanjo tem um nome especial que tem muito a nos dizer sobre sua missão particular.

Miguel significa “Quem como Deus?”, pergunta feita por ele quando Lúcifer, tomado pelo orgulho quis ser maior que Deus. Também é responsável por defender-nos das tentações da vaidade, do orgulho e das armadilhas do inimigo, ou seja, é o protetor do povo de Deus.

Gabriel significa “Força de Deus” ou “Deus é minha proteção”. Ele é o mensageiro do Senhor por excelência, que revelou ao povo o mistério da encarnação do verbo de Deus. Ele exerce a função de levar o chamado de Cristo aos homens.

Rafael significa “Deus Curou” ou “Medicina de Deus”. Ele nos é apresentado como o Anjo ao qual foi confiada a tarefa de curar. É considerado o Anjo da Providência, que nos conduz pelos caminhos certos e cura os males do corpo e da alma.

 

São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos, rogai por nós!