09/10/2019

CRUZ PEREGRINA PROMOVE AÇÃO MISSIONÁRIA EM SETOR DA ARQUIDIOCESE DE SP

Em vista do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro deste ano de 2019, o Setor Bom Retiro, sito à Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo, promoveu entre os dias 06 e 09/10 uma ação missionária! Esta ação vem de encontro ao pedido do Sumo Pontífice que pede para “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão. Faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.

1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.

2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.

3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.

4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia

Abençoada pelo Santo Padre em Roma, a Cruz chegou ao setor Bom Retiro no dia 06/10/2019 onde foi entregue solenemente ao coordenador Pe. Luiz Claudio Braga ao final da Celebração Eucarística, deste mesmo dia, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, igreja mãe da cidade de São Paulo. De lá partiu para as paróquias para cumprir seu papel de reavivar o ardor missionário naquela parcela do povo de Deus na Arquidiocese de São Paulo.

A seguir, disponibilizamos algumas imagens destes momentos especiais onde a cruz realizou a sua obra de evangelização: tocando o coração do povo de Deus através da visita aos enfermos, moradores em situação de vulnerabilidade, famílias e animando as comunidades paroquiais e seus párocos.