Pastoral Social

Tem como finalidade concretizar em ações sociais e específicas a solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização.

A Pastoral Social é esta solicitude da Igreja voltada especialmente para as condições socioeconômicas da população. Ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação. Enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Expressa a compaixão de Jesus e o amor da Mãe, traduzindo-os numa ação social de promoção humana junto aos setores mais pobres da sociedade.

Resumindo, a Dimensão Sócio transformadora da Ação da Igreja é constituída de quatro aspectos complementares e indissociáveis: sensibilidade para com os fracos e indefesos, solidariedade frente a determinadas emergências, profetismo no combate à injustiça e espiritualidade libertadora.

Diante destes aspectos, a Pastoral Social traduz tais palavras em tarefas específicas frente aos campos de trabalho preciso de cada pastoral.

Encontros: último sábado do mês às 10h

Responsáveis: Edmar, Patrícia, Wagner M. e Andréia