PASTORAL CATEQUÉTICA

Pré-catequese

 

A pré-catequese tem por objeto principal levar as crianças, que ainda não têm idade para se preparar para o Sacramento da Eucaristia, a gostar de estar na igreja e despertar nelas a vontade de participar da comunidade.

Apesar de não ser uma pastoral sacramental, tem uma importância muito grande na vida das crianças.

Encontros: domingo durante a missa das 11h 

Responsáveis: Marcelo, Fabiana, Juliana, Leandro

 

Catequese para a Primeira Comunhão

 

Tem a missão de oferecer uma formação cristã à luz dos Evangelhos, por meio das celebrações litúrgicas e da Vicência comunitária. Nesse sentido, a Catequese visa contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da fé.

A Iniciação Cristã Infantil não se resume em apenas preparar a criança para receber o sacramento da Comunhão, pois desenvolve um papel fundamental na formação humana dentro dos valores cristãos.

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

Encontros: domingo às 9h

Responsáveis: Moisés e Simone

 

Perseverança

 

É continuação da catequese e preparação para o Crisma. É uma ligação entre os dois sacramentos e evita que os adolescentes afastem-se da igreja nesta fase de transição.

Depois da Primeira Comunhão, os adolescentes só retornavam à igreja na época da preparação para o Crisma, porém, esse tempo acabava sendo muito prejudicial para à formação espiritual: grande parte não retornava mais ao convívio da comunidade.

Nesta fase da vida, passam por grandes questionamentos e dúvidas em relação a tudo, mudanças e descobertas, pois estão em processo de amadurecimento. A participação em um grupo na igreja torna-se essencial para que a fé não seja minada pelo mundo.

A Perseverança entra nesse espaço, dedicando-se a todos os adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão e ainda não têm idade para o Crisma.

É na PERSEVERANÇA que os adolescentes irão amadurecer e sentir-se cada vez mais parte da comunidade.

Encontros: domingo às 9h

Responsável: Leonardo , Daniella

 

Catequese de Crisma

O maior objetivo da Crisma é tornar possível a escolha madura da fé.

Para receber os Sacramentos do Batismo e da 1ª Eucaristia, os filhos são orientados pelos pais, mas é no Sacramento da Crisma que o jovem decide por si mesmo fazer parte desta jovem hélice Cristã.

Além de confirmar o Batismo, é o momento de centralizar na escolha pessoal em Jesus Cristo.

Há bom número de catequistas deste sacramento, e um dos desafios que os catequistas encontram é a comunicação com o jovem. “Vivemos no mundo da super-informação, onde a informação é distorcida e diluída diante de tantas suposições. Agora é o momento de mostrar a verdadeira Luz para a vida do jovem.”

Este desafio se compactua e se torna edificado quando o jovem, ao ser crismado, inicia a sua participação na Pastoral.

Encontros (jovens e adultos): domingo às 10h (quinzenalmente)
Responsável: Carlos e Wera