Pastorais

Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pastoral é um termo que está muito presente na linguagem da Igreja, por isso mesmo não ouvimos falar tanto em outras áreas da nossa vida.

Podemos dizer também que Pastoral é uma ação transformadora voltada para o trabalho da Igreja missionária, atividades comunitárias e sociais, ensinando e aprendendo os valores cristãos. É importante ressaltar que é uma ação evangelizadora que se realiza na comunidade a partir de mútua cooperação entre fiéis e pastores.

Neste sentido, aqui não existe a questão de quem é o mais importante:  todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver; todos somos importantes para que o Reino de Deus aconteça.

Com as nossas virtudes e defeitos, todos nós estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão no Cristo ressuscitado. Todos nós somos importantes. Pastoral é a ação da Igreja no mundo! Onde devemos levar em consideração a pessoa no seu todo: espiritual, biológica, social, econômica e culturalmente.

Que missão difícil, ampla, completa, empolgante, fascinante, prazerosa, estressante… Esta é a missão que Deus colocou para cada um de nós.

É por isso que somos chamados filhos e filhas de Deus, e fomos selados por Ele através do nosso Batismo.

MINISTRO DA SAGRADA COMUNHÃO PASTORAL LITÚRGICA PASTORAL DOS COROINHAS PASTORAL DO DÍZIMO PASTORAL DA TERCEIRA IDADE PASTORAL DO BATISMO PASTORAL SOCIAL PASTORAL DA ACOLHIDA PASTORAL CATEQUÉTICA