Natal: O nascimento da esperança

Celebrar o Natal, é celebrar a eterna solidariedade do Pai das Misericórdias que, no seu plano de amor, quis o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo. Este não é um dia de medo e nem de desespero, é dia de confiança e de esperança, pois Deus veio habitar no meio de nós, e assim encher-nos da certeza de que é possível um mundo novo.

Porém, esse dia só tem sentido se apontarmos para o grande protagonista dele: o Menino Jesus! Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalinos representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal. O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros.

Natal é tempo de oferecer o que temos de melhor, e o que temos de melhor habita dentro de nós, não se vende, nem se compra, só pode ser oferecido.

Procuremos, portanto, oferecer hoje nosso melhor sorriso, o abraço mais caloroso, a palavra mais afável e amemo-nos uns aos outros sem esperar nada em troca.

Não permita que a correria do comércio, os presentes, as viagens e tantas outras realidades próprias do fim de ano desvie o seu olhar do real sentido dessa data. Celebrar o Natal sem deixar se envolver pela ternura do amor de Deus, expresso na presença de Cristo, é como participar de uma festa sem conhecer os anfitriões e nem o motivo da comemoração. Não seja só mais um convidado da festa.

Assim, que possamos viver a alegria do natal, de forma completa e verdadeira! Que não seja mais uma passagem do ano, ou mais um natal vivido, mas que vivamos a profunda transformação que o nascimento de Jesus nos traz.

A Paróquia Santo Antônio da Barra Funda deseja a você e sua família um feliz Natal, com muita esperança e luz!

 

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *