Advento

A palavra advento significa chegada, presença iniciada, ou seja, representa a chegada da presença de Jesus. Com o Advento inicia-se um novo Ano Litúrgico e com ele, um tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo, visto que se refere às quatro semanas antes do Natal.

Através do Advento, nos preparamos para celebrar a primeira vinda do Senhor, ou seja, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e a expectativa da segunda vinda do Senhor. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano da Igreja, é a penitência, como preparação para receber Aquele que está para vir.

Esse tempo recorda-nos a realidade de um Senhor que vem ao encontro dos homens e que, no final da nossa caminhada por esta terra, nos oferecerá a vida definitiva, a felicidade sem fim. Ou seja, é um tempo de espera no Senhor, de vigilância.

O verdadeiro discípulo deve estar sempre vigilante, cumprindo com coragem e determinação a missão que Deus lhe confiou. Estar em vigília significa viver sempre ativo, empenhado, comprometido na construção de um mundo de vida, de amor e de paz. Não podemos estar de qualquer jeito para receber e participar do nascimento do nosso Senhor.

Por isso, trata-se de uma preparação espiritual, incentivando os católicos a prepararem o coração e a alma para o encontro com o Senhor.

Estamos diante de dois aspectos desta preparação: aquela da 2ª vinda e que Paulo escreve aos Tessalonicenses sobre o “Dia do Senhor”, o dia do juízo final, quando nos encontraremos face a face com Deus (1Ts 5,1-6) e, a preparação da 1ª vinda, que celebramos no Natal.

O alimento espiritual deste tempo que nos aproxima do Natal não pode se limitar a poesias ou mensagens vazias, precisa de algo mais sólido como a oração diária, a meditação da Palavra de Deus e as obras de caridade.

Que possamos nos preparar e estarmos vigilantes para a chegada do nosso Salvador, para que Seu nascimento desperte os nossos corações para o amor, a caridade e a esperança!

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *