12/12- Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

No dia 12 de dezembro, comemoramos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América.
A primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe se deu ao indígena asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa da pedra.
Nossa Senhora de Guadalupe, porém, veio para acabar com uma antiga idolatria a uma Deusa e mudar a vida do povo.
No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas haviam acolhido a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã.

O primeiro milagre
Durante sua aparição ao índio, Nossa Senhora solicitou a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
Maria, sorrindo, pediu também a Juan que subisse ao monte e enchesse seu poncho com flores, porém era inverno, naquela época, não nasciam flores naquela região do México. Juan Diego sabia disso, mas, mesmo assim, obedeceu. Chegando ao alto do monte, em meio à neve, ele achou uma grande quantidade de flores cheias de grande beleza. Ele apanhou muitas flores, encheu seu poncho e foi levá-las ao Bispo.
Além das rosas, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estava pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Em meio as lágrimas, ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela. Tal milagre aconteceu no dia 12 de dezembro de 1531.

O Segundo Milagre
Juan foi então, ao encontro do Bispo. Com as flores e a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, ele e todos que estavam no local puderam acreditar no milagre.
O fato causou grande comoção em todo o povo mexicano e uma grande Igreja foi construída no local indicado por Nossa Senhora. O poncho de Juan Diego, com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe impressa, foram levados para serem venerados.
Guadalupe se tornou o grande Santuário do México, e a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe se estendeu por toda América Latina.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.

Foi coroada em 1875, durante o Pontificado de Leão XIII, e declarada como “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

 

Por Adora Comunicação

compartilhar

Posts Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *